Começa a Campanha de vacinação contra HPV para meninas de 11 e 13 anos de idade

banner
Dia 28 inicia o Carnaval do Povo 2014
27 de fevereiro de 2014
acs1
Inicia inscrições para Seletivo de Agentes Comunitário de Saúde e de Endemias
10 de março de 2014
Mostrar tudo
Tatiane, Coordenadora de imunização durante entrevista a um canal local de televisão.

Tatiane, Coordenadora de imunização durante entrevista a um canal local de televisão.

Começou nesta segunda-feira (10) a Campanha de Vacinação contra o câncer de colo de útero (HPV). A Campanha Nacional realizada pelo Ministério da Saúde tem como público-alvo garotas de 11 a 13 de anos de idade.

 

De acordo com a Coordenadora de Imunização da SEMUS de Santa Luzia, Tatiane, a primeira etapa da campanha irá até o dia 10 de abril, a segunda será em setembro e a terceira acontecerá cinco anos após a data da primeira dose. Todos os Postos de Saúde da Família (PSF) serão pontos de aplicação da vacina; as escolas também participarão, mas através do recebimento de palestras de conscientização.

 

Em relação às contraindicações é necessário ter atenção com adolescentes que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina, com história de hipersensibilidade imediata à levedura e que desenvolveram sintomas indicativos de hipersensibilidade grave após receber uma dose da vacina HPV.

 

A vacina de HPV é aplicada para prevenir infecção sexualmente transmissível que causa câncer. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Deixe uma resposta