Laboratoristas participam de curso de capacitação

SAM_1014
Atlético e Floresta vencem na abertura do Campeonato Luziense Society Sub 14
24 de outubro de 2013
Saúde Municipal instala sistema de produtividade do SUS
30 de outubro de 2013
SAM_2602

SAM_2602De segunda a sexta-feira (21 a 25/10) os laboratoristas da rede básica de saúde do município de Santa Luzia estão participando no Colégio Luis Jardim  – bairro mutirão – de uma capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS.

De acordo com Dr. José Sousa Pereira, Supervisor da Unida Regional de Saúde de Santa Inês – URSSTA, a capacitação tem por objetivo atualizar os microscopistas sobre a identificação da malária e outras patologias, entre estas a doença de chagas e leishmaniose.

A Capacitação de Diagnóstico Laboratorial de Malária e outras Patologias tem a carga horária de 40hs. Os palestrantes são Dr. José Sousa Pereira e Drª. Ozinete. Entre os conteúdos abordados estão:

– Pré-teste: Lâminas negativas;

– Pré-teste: Avaliação teórica;

– Noções Gerais de Biossegurança;

– Teoria: Malária;

– Teoria de outros hemoparasitos;

– Elementos figurados do sangue;

– Microscópio óptico;

– Prática: Coleta, confecção e coloração;

– Prática: Preparação de corantes;

– Prática: Recuperação de lâminas;

O término da capacitação está previsto para o meio-dia desta sexta (25/10).