Município comemora seu 53º aniversário

setor-pessoal
Prefeitura disponibiliza contracheque online para os servidores
12 de março de 2014
banner1
Prefeitura Municipal de Santa Luzia – Ma
27 de março de 2014
santa-luzia-ma

Nesta quarta-feira (26) o município de Santa Luzia comemora seu 53º aniversário de emancipação. Para celebrar bem esta data tão especial para todos os luzienses a Prefeitura estará realizando várias atividades alusivas, entre estas estão: Alvorada, reinauguração da Unidade Escolar Gonçalves Dias, maratona, ciclismo, torneio de xadrez no Colégio Dehon e Final da Taça Cidade (campo e quadra).

Em 1949, João Vieira dos Santos, também conhecido por João Vaqueiro, e outros chegaram a Pau Santo. Rechaçados pelos índios guajajaras, deslocaram-se para o lugarejo Batatal, sendo acolhidos pelo cacique capitão João Francisco de Almeida Batatal, recebendo terras para cultivar. Nesse mesmo ano, o cacique Batatal mudou-se para Porto dos Índios, vendendo a João Vaqueiro parte das terras do lugarejo. A localidade que surgia foi denominada Santa Luzia por João Vaqueiro, segundo ele, em virtude da imagem da Santa que levava consigo. Em 1952, com a chegada do agricultor Manoel Rodrigues Chaves, compadre de João Vaqueiro, a lavoura se expandiu, atraindo levas de imigrantes. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia, pela lei estadual nº 1908, de 17-12-1959, desmembrado de Pindaré Mirim. Sede no atual distrito de Santa Luzia ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-03-1961.