Prefeitura de Santa Luzia lança edital de seletivo para ACS

DSC_0328_2
Prefeitura doará terreno para a construção de casas
20 de novembro de 2013
DSCN1974
Prefeitura de Santa Luzia executa operação tapa-buracos
26 de fevereiro de 2014
a

O Prefeito de Santa Luzia, Veronildo Tavares dos Santos, no uso de suas atribuições legais, tornou público que estão abertas de 10 a 21/03 as inscrições para a Seleção Pública de candidatos para provimento de 70 (setenta) vagas de Agente Comunitário de Saúde e 28 (vinte e oito) vagas para Agente de Combate às Endemias. O processo seletivo constará de duas etapas (Prova Objetiva e Curso Introdutório) e atenderá a legislação em vigor e será realizado pelo Instituto Minerva de Apoio Profissional LTDA.

A divulgação dos resultados das etapas do Processo Seletivo dar-se-á através de avisos afixados na sede da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, na Secretaria Municipal de Saúde, no Diário Oficial da União e no site www.santaluzia.ma.gov.br.

O ACS cumprirá a jornada de trabalho de 08 (oito) horas diárias, de segunda a sexta-feira, excepcionalmente, podendo ser convocado aos finais de semana, respeitado o limite de 40 (quarenta) horas semanais.

O salário – base do Agente Comunitário de Saúde (ACS) é de R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais), e do Agente de Combate ás Endemias (ACE) é de R$ 996,00 (novecentos e noventa e seis reais), mais 20% de insalubridade; podendo ser acrescido de gratificações, as duas categorias.

As inscrições – no valor de R$ 50,00 – serão realizadas junto ao Setor de Inscrição da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, situado na Avenida Nagib Haickel. O candidato(a) deverá ter idade igual ou superior a 18 anos, residir na área geográfica em que irá trabalhar (por isso a inscrição não pode ser realizada pela internet) e ter concluído o ensino fundamental.

DATAS IMPORTANTES

24/02/2014 – Publicação do Edital

10 a 21 /03/2014 – Período de Inscrição dos Candidatos

06/04/2014 – Provas Objetivas

17/04/2014 – Resultado das Provas Objetivas

28/04 a 02/05/2014 – Matricula para o Curso Introdutório

05 a 09/04/2014 – Curso Introdutório

16/05/2014 – Resultado Final

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROVA OBJETIVA:

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, Semântica (sinônimos e antônimos), Separação de Sílabas Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal.

Noções de Matemática

Números inteiros: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problemas.

Conhecimentos específicos para Agente Comunitário de Saúde

Atribuições do Agente Comunitário de Saúde. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde. Saneamento Básico. Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto, do Idoso e da Mulher. DST/AIDS. Noções de ética e cidadania. Noções de Tuberculose, Dengue, Hanseníase, Hipertensão e Diabetes Mellitus. Conceito de territorialização, micro área e área de abrangência. Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador e equidade. Condições de risco social: violência, desemprego, infância desprotegida, processo migratório, analfabetismo, ausência ou insuficiência de infraestrutura básica. Promoção da saúde e prevenção e doenças: conceitos.

Conhecimentos específicos para Agente de Combate às Endemias

Noções de SUS, Malária, Dengue, Leishmaniose, Doença de Chagas, Leptospirose, Raiva Animal, Febre Amarela e doenças incto-contagiosas mais comuns no Brasil e no Maranhão e medidas de vigilância epidemiológicas no controle das mesmas.

Faça o Download = Edital de Seletivo para ACS