Prefeitura e Banco do Nordeste promovem o Dia da Agricultura Familiar

Estrada do Campo Grande: Reforma chega até o povoado Centro do Adão
18 de novembro de 2013
3

1A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Produção, Abastecimento e Pesca – SEMAPAP, esta sob a gestão do Secretário e Vereador Filho da 26 de Março, em Parceria com o Banco do Nordeste, promoveu nesta manhã de quinta-feira (31/10) o Dia da Agricultura Familiar, evento realizado no povoado Faísa e que se expandirá para outras localidades do município.

Entre as autoridades presentes estavam o senhor Rogério Dutra, Vice-prefeito Coen representando o Excelentíssimo Prefeito Veronildo Tavares; Waldiney, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Luzia; Vereador Filho da 26 de Março, Secretário da SEMAPAP; Francinete Torres do Vale, Secretária Municipal de Educação; Vereador Gilson Rocha; França, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Agrário; Washington, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS; Lindemberg, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste; e Willys, Gerente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

2

Agricultores do povoado Faísa atentos à apresentação da Lei 12844/2012.

O principal objetivo do evento era conscientizar os agricultores sobre a importância e os meios de regularização de pendências junto ao Banco do Nordeste, uma das vantagens da regularização será a participação do agricultor familiar no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura.

Os produtos adquiridos pelo PAA serão inseridos na educação municipal, oferecendo assim uma alimentação com mais qualidade, 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE é destinado à agricultura familiar, informou a Secretária Municipal de Educação, Francinete Torres do Vale, destacando a importância da regularização dos agricultores junto ao Banco do Nordeste e a inclusão dos mesmos no PAA.

De acordo com o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, senhor Lindemberg, os agricultores estão sendo beneficiados pela Lei 12.844/2012 que autoriza o Banco a estar regularizando a dívida dos agricultores familiares que contrataram crédito até 2006 e estavam em atraso até junho de 2012. Estes podem renegociar a dívida para 10 anos de prazo, e com  3 anos de carência, ou seja, a 1ª parcela somente em 2016.