Programa Cozinha Brasil conclui capacitação para cozinheiras

Prefeitura realiza 1° Conferência Municipal de Cultura
14 de agosto de 2013
pnaic1
População participa de lançamento do PNAIC
21 de agosto de 2013
sesi33333gg3

sesi1

Nesta manhã de sexta-feira (16/08) foi realizado, nas mediações do Colégio Acadêmico José Sarney às margens da BR 222, a culminância do Cozinha Brasil, Programa do Serviço Social da Indústria – SESI, que oferece cursos de curta e média duração, gratuitos para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais.

O curso que foi realizado de 13 a 16 de agosto em Santa Luzia aconteceu na modalidade básica oferecida na unidade móvel do Cozinha Brasil.Foram três turmas (manhã, tarde e noite). Segundo as participantes Ivonete Sousa e Maria Cristina, cozinheiras da Escola Deures de Deus – bairro mutirão –o curso foi ótimo, e elas aprenderam sobre como conservar e preparar alimentos, bem como suas funções, além da elaboração de cardápio e como reconhecer alimentos próprios para o consumo e noções de higiene.Todas as participantes receberão no final de setembro um livro com receitas e mais certificado de conclusão do curso.

sesi33333gg3

SAIBA MAIS SOBRE O COZINHA BRASIL

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. Este Programa resultou do amadurecimento de outras ações do SESI na busca pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e da população.

Em 1998, o Departamento Regional do SESI de São Paulo começava a buscar uma solução eficaz e sustentável para a deficiência nutricional dos trabalhadores e de suas famílias. Após detectar, por meio de pesquisa, baixos índices de consumo de verduras, frutas e legumes no prato dos brasileiros, o SESI resolveu colocar a mão na massa.

No ano seguinte, criou o programa “Alimente-se Bem com R$ 1,00”, que rapidamente cresceu e caiu no gosto não só dos trabalhadores, mas de toda a comunidade, justamente por combinar boa alimentação com economia.

Mediante o sucesso do “Alimente-se bem”, e contando com o apoio do Departamento Regional do SESI de São Paulo, em 2004 o SESI/ Conselho Nacional do SESI ampliou a iniciativa e lançou o Programa SESI Cozinha Brasil em todos os estados brasileiros. Desde então, o programa tem ensinado milhares de brasileiros a se alimentar bem sem gastar muito.

A iniciativa, em andamento desde 2004, introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Os cursos gratuitos são ministrados em 30 unidades móveis espalhadas pelo país, equipadas com cozinha experimental e didática.

Considerado uma tecnologia social inovadora e uma ferramenta da responsabilidade social da empresa industrial, o Programa SESI Cozinha Brasil tem contribuído para elevar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, levando oportunidades de aprendizado e educação alimentar para todos os participantes.