Shopping do cidadão inicia as atividades na Praça da Matriz

SEMUS realiza eventos em comemoração ao Dia das Crianças
9 de outubro de 2013
DSCF8503

DSCF8503O shopping do cidadão, ou seja, uma das unidades móveis do Viva Cidadão, em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, iniciou nesta segunda-feira (07/10) suas atividades na Praça da Matriz oferecendo serviços de expedição e regularização de documentos. O mesmo permanecerá no município até o dia 11 de outubro.

SAIBA MAIS SOBRE O VIVA CIDADÃO
A Central Integrada de Atendimento Viva Cidadão, órgão estadual vinculado à Secretaria de Estado dos Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania-SEDIHC, foi criado pelo Decreto nº15. 611/97, sob regime especial de autonomia relativa, tendo sua primeira Unidade (Praia Grande) inaugurada em fevereiro de 1998 na capital maranhense. Com a missão de “Fortalecer o exercício da cidadania, facilitando o acesso da comunidade a ações de qualidade na prestação de serviços públicos”. O objetivo do Viva Cidadão é estabelecer e manter novo padrão e modelo de prestação dos serviços públicos oferecendo ao cidadão, atendimento de qualidade com rapidez e conforto, tudo reunido em um só espaço físico, com representações de diversos órgãos e entidades, a fim de atender a demanda de serviços da comunidade.

A Central possui 28 unidades; 13 Fixas: Praia Grande, João Paulo, Jaracati, Imperatriz, Carolina, Presidente Dutra, São Bento, Caxias, Balsas, Açailândia, Santa Inês, Pinheiro, Coroatá e 03 Anexos: São José de Ribamar, Maternidade Marly Sarney e Benedito Leite. 12 Móveis: 09 Rodoviárias, 01 Ferroviária e 02 Alternativas.

UNIDADE MÓVEL
O serviço de Unidades Móveis do Viva Cidadão teve início em Outubro de 1998, através de uma Unidade tipo carreta. Com a demanda crescente nas Unidades Fixas e o resultado positivo da 1ª Unidade Móvel e para atender aos diversos municípios do Estado, o Governo do Estado decidiu pela ampliação desse atendimento itinerante expandindo as Unidades Móveis.

Expandindo serviços públicos há várias localidades do Estado com a mesma qualidade, consagrada pela clientela das Unidades Fixas, em parceria com a CVRD, em fevereiro de 2000 as Unidades Moveis atravessaram os trilhos da Ferrovia Carajás, criando a Unidade Ferroviária – Trem da Cidadania.

Diante do aumento gradativo de pleitos aos serviços das Unidades Móveis do Viva Cidadão e do interesse do Órgão em disseminar estratégias de ações que favoreçam a conquista da cidadania pela população maranhense, inaugura-se em agosto de 2007 uma nova forma de atendimento baseada em parcerias: as Unidades Alternativas, percorrendo os municípios de maiores demandas de serviços públicos na emissão de documentos.

Assim, através das Unidades Móveis Rodoviárias, Alternativas e Unidade Ferroviária o Viva Cidadão chega aos Municípios do Estado de forma rápida e eficaz, levando à população maranhense serviços essenciais e de qualidade elevando os índices de satisfação do Órgão com serviços que possibilitam o acesso à Cidadania.