Inicia inscrições para Seletivo de Agentes Comunitário de Saúde e de Endemias

Tatiane, Coordenadora de imunização durante entrevista a um canal local de televisão.
Começa a Campanha de vacinação contra HPV para meninas de 11 e 13 anos de idade
10 de março de 2014
setor-pessoal
Prefeitura disponibiliza contracheque online para os servidores
12 de março de 2014
acs1

acs1Iniciou nesta manhã de segunda-feira (10) – com término dia 21 de março – o período de inscrições para os interessados (as) a uma das 70 (setenta) vagas de Agente Comunitário de Saúde e 28 (vinte e oito) vagas para Agente de Combate às Endemias.

As inscrições estão sendo realizadas junto ao Setor de Inscrição da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, situado na Avenida Nagib Haickel. O candidato (a) com idade igual ou superior a 18 anos deverá residir na área geográfica em que irá trabalhar e ter concluído o ensino fundamental.

Para fazer a inscrição o interessado (a) deverá levar em mãos o comprovante de depósito IDENTIFICADO no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) realizado na Agência Nº 2581- X, Conta Corrente Nº 35.538-0, Banco do Brasil.

Com o comprovante de depósito em mãos, o candidato (a) deverá preencher no local de inscrição um Requerimento e apresentar os seguintes documentos: 02 (duas) fotos 3×4 iguais e recentes; Fotocópia e original da Carteira de Identidade; Fotocópia e original do CPF; Fotocópia e original de Comprovante de Residência (conta de água, de telefone, de luz ou outros que comprovem o local de residência); Fotocópia e original de Certificado de Conclusão de Ensino Médio.

O processo seletivo constará de duas etapas (Prova Objetiva e Curso Introdutório) e atenderá a legislação em vigor e será realizado pelo Instituto Minerva de Apoio Profissional LTDA.

A divulgação dos resultados das etapas do Processo Seletivo dar-se-á através de avisos afixados na sede da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, na Secretaria Municipal de Saúde, no Diário Oficial da União e no site www.santaluzia.ma.gov.br.

O ACS cumprirá a jornada de trabalho de 08 (oito) horas diárias, de segunda a sexta-feira, excepcionalmente, podendo ser convocado aos finais de semana, respeitado o limite de 40 (quarenta) horas semanais.

O salário – base do Agente Comunitário de Saúde (ACS) é de R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais), e do Agente de Combate ás Endemias (ACE) é de R$996,00 (novecentos e noventa e seis reais), mais 20% de insalubridade; podendo ser acrescido de gratificações, as duas categorias.

DATAS IMPORTANTES

24/02/2014 – Publicação do Edital

10 a 21 /03/2014 – Período de Inscrição dos Candidatos

06/04/2014 – Provas Objetivas

17/04/2014 – Resultado das Provas Objetivas

28/04 a 02/05/2014 – Matricula para o Curso Introdutório

05 a 09/04/2014 – Curso Introdutório

16/05/2014 – Resultado Final

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROVA OBJETIVA:

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, Semântica (sinônimos e antônimos), Separação de Sílabas Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal.

Noções de Matemática

Números inteiros: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problemas.

Conhecimentos específicos para Agente Comunitário de Saúde

Atribuições do Agente Comunitário de Saúde. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Lei Orgânica da Saúde. Saneamento Básico. Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto, do Idoso e da Mulher. DST/AIDS. Noções de ética e cidadania. Noções de Tuberculose, Dengue, Hanseníase, Hipertensão e Diabetes Mellitus. Conceito de territorialização, micro área e área de abrangência. Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador e equidade. Condições de risco social: violência, desemprego, infância desprotegida, processo migratório, analfabetismo, ausência ou insuficiência de infraestrutura básica. Promoção da saúde e prevenção e doenças: conceitos.

Conhecimentos específicos para Agente de Combate às Endemias

Noções de SUS, Malária, Dengue, Leishmaniose, Doença de Chagas, Leptospirose, Raiva Animal, Febre Amarela e doenças incto-contagiosas mais comuns no Brasil e no Maranhão e medidas de vigilância epidemiológicas no controle das mesmas.